sexta-feira, 25 de novembro de 2011

FALTA DE ACORDO PODE PARALISAR AVIAÇÃO CIVIL



 Negreiros: "Mostrei aos representantes dos patrões que se for aplicado os valores que eles nos propuseram, os pisos e os dois salários acima ficariam abaixo do salário mínimo em vigor no próximo ano".
O presidente do Sindicato dos Aeroviários do Amazonas (Sindamazon), Jorge Negreiros, em reunião na última quarta-feira (23/Nov), com a diretoria do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea) para discutir a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), com data base em 1º de dezembro, manteve a posição petitória de 10,24% e não aceitou negociar a proposta dos patrões que, alegando prejuízos de mais de R$ 1 bi no último trimestre, mantiveram a proposta de reajuste de 3% para os salários e benefícios e o resultado dos últimos doze meses do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) para os pisos. Já o Sindicato Nacional das Empresas de Taxi Aéreo (Sneta), manteve os mesmos 3% para os salários e 5% para os pisos.
Com a rejeição da proposta pelo Sindamazon, os representantes dos patrões remarcaram nova reunião para o dia 30 de novembro e, se a nova renegociação fracassar, será realizado outro encontro no dia 7 de dezembro. A diretoria do Snea e do Sneta apelou aos sindicatos de aeroviários de todo o Brasil que controlassem as manifestações paredistas, mas sem paralisar as atividades com movimento grevista, para isso até aceitam a mediação do Ministério Público do Trabalho (MPT).
A greve dos aeroviários estava marcada para o dia 1º de dezembro, com o acordo foi trocada por “barulhos nos aeroportos” que será comandado pela Central Única dos Trabalhadores (Cut) e pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac).
“Mostrei aos representantes dos patrões que se for aplicado os valores que eles nos propuseram, os pisos e os dois salários acima ficariam abaixo do salário mínimo em vigor no próximo ano. Malandramente, disseram que, ‘quando isso acontecer’ "adequariam à realidade", rejeitamos também essa “oferta”, completou Jorge Negreiros.

Sindicato dos Aeroviários do Amazonas (Sindamazon)
Assessoria de Comunicação
Por: Roberto Pacheco (MTb 426)

domingo, 13 de novembro de 2011

Alerta à População: Greve pode parar aviação no Amazonas.



O Sindicato dos Aeroviários do Amazonas (Sindamazon), com representação nos estados de Roraima, Acre e Rondônia, vem à público esclarecer às autoridades, à sociedade constituída e à população em geral que esta instituição, por ocasião das negociações da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) - com data base em 1º de dezembro - junto ao Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea), apresentou proposta de reajuste salarial de 10,24% para a categoria dos aeroviários, sendo 7,24% referente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor e 3% de ganhos reais.
Essas negociações com o Snea, que começaram em setembro deste ano, estão tendo um desfecho que só favorece aos patrões, quando, como contrapropostas ofereceram reajuste de 3% sobre os salários e de 5% sobre o piso para aeronautas e aeroviários. Essa proposta foi a pior apresentada desde 2003 e não cobre nem a inflação do período, portanto, não tem embasamento econômico, mesmo porque as empresas aéreas reajustaram os preços das passagens em mais de 40% e estão fazendo investimentos com a compra de novos aviões.
Assim sendo, a “oferta” do Sindicato dos patrões é ridícula, gera defasagem salarial e menospreza a nossa categoria, além de ser imoral porque fere os princípios da ética e da dignidade do cidadão aeroviário que exerce uma das atividades mais estratégicas para o desenvolvimento de uma nação, com mobilidade para desacelerar seu crescimento, caso o setor tenha que parar suas atividades.
Nós, do Sindamazon, não aceitamos, sob qualquer forma de argumento, a maneira como os patrões, irredutíveis do alto da sua soberba, tentam conduzir as formas de negociação salarial, alegando incertezas na economia mundial para oferecer um reajuste digno aos trabalhadores aeroviários.  Viraram “futurólogos” e esquecem que o Brasil está em franco desenvolvimento. Essa história é conversa para boi dormir.
Por outro lado, condenamos, também, a atitude suspeita de algumas pessoas que se dizem ”representantes”, da categoria, que estão em conluio com os patrões. Esses dirigentes, sem qualquer representatividade, estão longe da nossa realidade, mesmo porque alguns foram demitidos há mais de dezenove anos, mas, no entanto continuam posando de dirigente sindical aeroviário. Nada tendo a perder ou a ganhar, jogam a categoria no fogo
Somos radicalmente contra qualquer indicativo de greve, enquanto não houver esgotadas todas as formas de negociações. Mas a ganância das empresas aeroviárias não tem limites e está explorando o trabalhador sem dó e piedade. Por esse motivo fizemos uma manifestação de alerta, ordeira e pacífica, no Aeroporto de Congonhas, no último dia 8 de novembro, para mobilizar a categoria e mostrar a nossa força para arregimentar movimentos paredistas. Foi apenas um sinal de alerta.
Para finalizar, nós do Amazonas, vamos aderir à greve para paralisar as atividades da aviação civil no Brasil, caso não haja outras formas de negociações para o reajuste salarial do trabalhador aeroviário.
Manaus, 13 de novembro de 2011

José Jorge Negreiros da Silva
Presidente do Sindamazon

domingo, 6 de novembro de 2011

SUS SÓ ATENDIA FACADA, PAULADA E ACIDENTE DE TRÂNSITO.


Sobre a matéria “Sus ou não Sus, eis a questão”, recebemos o seguinte e-mail do nosso amigo Amarildo Silva (foto), que publicamos na sua íntegra:
Olá!

Quero expressar que na última Eleição para o Primerio Turno para Prefeito em Manaus - Amazonas, minha esposa estava grávidade (7/8) meses. Eu sou Radialista e estava trabalhando na cobertura para as Eleições por uma emissora de Rádio da Capital. Quando chego á casa de minha sogra, onde estava minha esposa grávida, a mesma estava com febre e se contorcendo. Entrei em contato com o Atendimento do SUS para solicitar o serviço, na ocasião o atendente que se dizia médico após um dialogo e apelo para atender a minha esposa disse: "Cara, pega tua esposa e leva pruma clinica, porque a ordem que temos é para atender: FACADA, PAULADA e ACIDENTE DE TRÃNSITO. Perguntei então se minha esposa tinha que passar por alguma situação para receber atendimento e o mesmo desligou.

Não tenho nada contra o ex-presidente Lula, pelo contrário. Mas depois dessa experiência com a minha esposa e meu filho que está vivo e com saúde, tenho certeza que o ex-presidente teria atenção, prioridade e um tratamento diferenciado. Mas quem necessita e não tem condições de ir ao Hospital Sírio Libanês, continuará passando constrangimento e desrespeito nesse país.

Amarildo Silva
Radialista
(92) 8167-8906 / 9142-5680
Site: www.amarildosilva.com.br
E-mail: amarildoreporter@yahoo.com.b
r

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

SUS OU NÃO SUS, EIS A QUESTÃO



Portanto, são desrespeitosas essas enxurradas de ataques à tragédia de Lula, príncipe do Brasil, quando milhares de internautas não querem que o ex-presidente faça tratamento em um hospital de elite, como o Sírio Libanês, mas no Sus, em solidariedade aos brasileiros nas mesmas condições.

Os internautas estão promovendo uma ampla campanha, por meio das redes sociais, sugerindo que o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva faça o tratamento no Sistema Único de Saúde (Sus) de um câncer diagnosticado como um tumor maligno medindo 2,5mm, localizado na laringe. A doença foi descoberta depois que Lula fez os exames no Hospital Sírio Libanês, no último sábado (29/out), quando os médicos optaram por fazer o tratamento com quimioterapia.
A campanha surgiu quando da veiculação, na Internet, de um vídeo em que Lula, ainda presidente, declarou em um discurso que “dá vontade de ficar doente só para ser internado nessa UPA”. Evidentemente que a sua fala foi uma figura de retórica, bacabeiro, lambanceiro, pávulo, como nunca se viu neste Brasil, moveu-se pela emoção daquele momento. Acho até uma maldade essa “revolta” dos internautas. Afinal de contas Lula, presidente, fez apologia da democracia brasileira no mundo inteiro, a bordo do Aerolula e, por outro lado, a sua equipe fez um bom trabalho ao dar continuidade ao plano econômico, legado de Fernando Henrique Cardoso.
Acredito que o momento não é para revolta, mas de pura reflexão, senão, vejamos: Adib Domingos Jatene, quando Ministro da Saúde do governo de FHC, teve a ideia de criar a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) para aplicar os recursos nessa área, mas o governo de Lula resolveu desviar os recursos para outros setores não prioritários com a alegação de que o sistema de saúde já tinha recursos destinados pela União. Felizmente a oposição, no Congresso Nacional, derrubou essa maldita CPMF porque não estava mais atingindo seus objetivos, mesmo porque o Brasil já tem imposto de sobra para a corrupção e de falta para o contribuinte.
De acordo com Adib Jatene, o problema do setor de saúde se agravou ainda mais a partir da década de 90, quando esse serviço deixou de ser responsabilidade da Previdência Social e passou o Ministério da Saúde, mas sem os recursos do Inamps. Na época o Brasil tinha 3,3 milhões de aposentados; hoje são mais de 20 milhões. Então, a saída foi a criação da CPMF. Jatene acreditava que “a Contribuição Provisória foi uma das coisas mais importantes já criadas, porque é a única forma de combater a sonegação. Quando eu estava discutindo a CPMF não era como um indicador, se falava que era um novo tributo. Acontece que quando tiraram os recursos da previdência, você ficou sem recurso para o sistema de saúde”.
O Partido dos Trabalhadores (PT), criado por Lula, quando oposição dava aulas de democracia, honestidade, ética, moral, dignidade e fazia - como nenhum outro partido da história da República - mobilização social, arregimentando milhares de trabalhadores, estudantes e outros cidadãos comuns para denunciar atos de improbidade do governo. No Poder, o PT está dando aulas de desonestidade, desmitificando tudo aquilo que apregoou - como nenhum outro partido da história da República – tornando-se o partido mais corrupto de todos os tempos.
Hoje o dinheiro que é desviado pela corrupção daria para investir em educação e tirar milhares de jovens das ruas, onde andam roubando e matando, por perversidade, por ignorância, os nossos cidadãos que pagam seus impostos; os recursos destinados às obras inacabadas e aos aditivos contratuais dariam para melhorar sensivelmente o sistema de saúde. De acordo com o jurista Hélio Bicudo, militante dos Direitos Humanos, para cada real investido em obras sociais, outro real é desviado pela corrupção.
Portanto, são desrespeitosas essas enxurradas de ataques à tragédia de Lula, príncipe do Brasil, quando milhares de internautas não querem que o ex-presidente faça tratamento em um hospital de elite, como o Sírio Libanês, mas no Sus, em solidariedade aos brasileiros nas mesmas condições.
Na peça teatral ‘A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca’, William Shakespeare cita a seguinte premonição: “Ser ou não ser, eis a questão: será mais nobre em nosso espírito sofrer pedras e setas com que a Fortuna, enfurecida, nos alveja, ou insurgir-nos contra um mar de provações, dormir... Talvez sonhar: eis onde surge o obstáculo: Pois quando livres do tumulto da existência, no repouso da morte o sonho que tenhamos...”
Bom, todos nós, a maioria dos brasileiros, sonhamos com a erradicação do câncer da corrupção, pois do ex-presidente já está curado.
Por: Jorge Negreiros         
Presidente do Sindamazon
Ex-usuário do Sus